O que Cyberpunk 2077 nos ensina sobre TESTE DE QA e CRUNCH

Thiago Ben
5 min readFeb 4, 2021

Crunch novamente

Recentemente escrevi um artigo sobre “crunch” no desenvolvimento de produtos para Jogos Digitais, e você pode conferir o artigo clicando aqui

Resumindo o Crunch é um problema que atormenta a indústria de videogames há anos, com jogos como Red Dead Redemption 2 e o recente The Last of Us Part II ganhando atenção por causa de controvérsias sobre práticas de trabalho. Crunch é uma prática imperdoável em qualquer ponto e é algo que pode afetar seriamente a psique e a saúde dos desenvolvedores, jornada excessivas de trabalho (na maioria das vezes sem remuneração)

Projekt Red queria ‘mudar indústria dos games’ com Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077, um dos jogos mais aguardados dos últimos anos, está sendo também um dos mais polêmicos. O game teve seu lançamento adiado algumas vezes e, desde que foi liberado, no dia 10 de dezembro, virou destaque por estar repleto de bugs e travamentos. Disponível para download no PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC, o RPG de ação futurista da CD Projekt Red chegou até mesmo a ser removido da PlayStation Store.

Antes de entrarmos no assunto sobre correção de Bugs e Crunch, você precisa conhecer quem é a Projekt Red, a empresa foi formada em 2002 e ganhou notoriedade por desenvolver a série The Witcher. Além disso, a companhia também é dona do GOG.com (originalmente chamado de Good Old Games), um serviço de distribuição digital próprio lançado em 2008.

Pois bem, a produtora CD Projekt Red emitiu um comunicado onde pede desculpas para os fãs de Cyberpunk 2077 pelo lançamento problemático no PS4 e Xbox One. O jogo saiu na última semana, mas veio recheado de problemas, bugs e até falta de dublagem para o console da Microsoft. A promessa agora é de muito trabalho para corrigir estes erros.

A CD Projekt deu a entender que o crunch (a prática de se trabalhar horas extras continuadamente) de Cyberpunk 2077 estaria limitada a estes últimos meses que antecipam o lançamento, mas a realidade não é como a gestão do estúdio a pinta.

Os problemas na criação do game não pararam nos atrasos. O CEO da empresa, Adam Kiciński, reconheceu que adotou a prática de “Crunch”, que consiste em uma rotina de horas extras obrigatórias para os desenvolvedores, nos últimos meses de produção. O modelo de trabalho tem sido desaprovado na indústria, e a CD Projekt Red havia, inclusive, se comprometido a não utilizá-lo. Segundo Kiciński, em parte, a adoção da prática ocorreu devido aos atrasos causados pela pandemia.

Um produtor de Cyberpunk 2077 expôs no Reddit as condições de trabalho da CD Projekt RED, queixando-se que o crunch tem sido contínuo desde Maio de 2019. A identidade deste produtor foi confirmada por Jason Schreier, que conversou com ele ao telefone depois de encontrar o seu comentário no Reddit.

Sobre Bugs, Bugs e muitos bugs, cade o QA?

Assim que o game foi lançado, ficaram berrantes os inúmeros bugs de Cyberpunk 2077. Erros como armas sumindo, roupas desaparecendo, partes do corpo atravessando vestimentas e personagens sumindo, além de lentidão e travamentos, foram alguns dos mais citados.

Pouco mais de uma semana após seu lançamento, quando a poeira sobre o excesso de problemas de Cyberpunk 2077 começava a baixar, vários usuários descobriram que seus saves estavam corrompidos, causando perdas nos progressos. Um novo bug no game aparentemente corrompia saves quando eles ficavam maiores do que 8 MBs, algo que poderia acontecer simplesmente se o jogador carregasse muitos itens. A CD Projekt Red já liberou alguns consertos, mas não se sabe se o problema foi resolvido por completo.

Pouco antes do jogo ser lançado, a editora associada do site Game Informer, Liana Ruppert, alertou sobre riscos de gatilho para pessoas com epilepsia. As luzes que piscavam em bares e em efeitos do jogo poderiam causar crises, mas a maior preocupação de Liana era o visor utilizado durante as “neurodanças” (braindances) do título. Segundo a editora, o visor piscava luzes brancas e vermelhas, similares às que médicos utilizam para causar crises epiléticas de propósito para fins de diagnóstico. A produtora reconheceu o problema e o consertou em uma atualização recente, mas o risco ainda existe caso o usuário não atualize o game.

Em resposta ao alerta da jornalista Liana Ruppert, a desenvolvedora CD Projekt Red já anunciou, na quarta-feira (8), que deve adicionar um aviso específico sobre ataques epiléticos ao Cyberpunk 2077. O estúdio polonês também informou que está trabalhando em “uma solução permanente” para esses problemas no game “o mais rápido possível”.

Reembolso e remoção da PlayStation Store

Muitos jogadores tentaram pedir reembolso na PlayStation Store e Xbox Games Store assim que perceberam o estado do game. Enquanto a loja da Microsoft não teve problemas em emitir reembolsos, nos primeiros dias, a loja da Sony recusava os pedidos e pedia para usuários esperarem pelas atualizações futuras. Na noite do dia 17 de dezembro, no entanto, a empresa mudou sua posição, afirmando que emitiria reembolsos e que o jogo seria removido da PlayStation Store até segunda ordem.

Possível processo de investidores

O conturbado lançamento de Cyberpunk 2077 foi seguido por uma grande queda nas ações da CD Projekt Red, e jogadores não foram os únicos a se sentirem enganados em relação ao game. Investidores procuraram firmas de advocacia para analisar a viabilidade de processar a produtora por ter escondido informações sobre o estado do game.

O fato é de que Cyberpunk 2077 decepcionou a grande maioria dos fãs que esperavam uma experiência épica. O jogo foi adiado diversas vezes com o pretexto de estar sendo melhorado para uma melhor experiência do público durante a jogatina, e o jogo que foi lançado quase oito anos após ser anunciado não chegou nem perto de atender as expectativas dos fãs.

👻Há, antes que me esqueça

Clique aqui veja também 87 artigos e livros que farão de você um ótimo Product Manager, uma coleção dos melhores artigos e livros dos melhores líderes de produtos.

#1Abraço

--

--