A equipe de produtos do Spotify trabalhou fortemente no redesign do aplicativo

Thiago Ben
3 min readJul 18, 2019

Hey, tudo bem? Me chamo Thiago e sou apaixonado por produtos digitais tenho experiência em ambientes de startup e grandes empresas com foco em transformação digital, meu papel é construir e liderar times com foco em product-market-fit e product-growth. Dessa vez gostaria de falar sobre o Redesign do aplicativo Spotify.

A equipe de produtos do Spotify trabalhou fortemente no redesign do aplicativo, que coloca uma ênfase maior nos podcasts.

O Squad anunciou que uma nova versão da seção “Sua biblioteca” (Your Library) que está sendo lançada para os assinantes em seu plano Premium.

O objetivo e valor do produto é facilitar a movimentação entre Música e Podcasts e encontrar os shows e episódios de podcast que você deseja ouvir.

A empresa em maio visualizou essa notícia com a imprensa selecionada enquanto o novo design estava sendo testado. Com a atualização, os usuários poderão deslizar ou tocar para alternar entre músicas e podcasts, enquanto o último também apresenta três seções para gerenciamento de podcasts:

Episódios, Downloads e Shows.

A guia Episódios permite que você procure novos episódios ou retome os podcasts que já está ouvindo, continue de onde parou.

Ao rolar para baixo, você encontrará outros episódios recém-lançados dos shows que você segue. Em outras palavras, a experiência prioriza seus episódios em andamento em uma ordem cronológica estrita.

A guia Downloads é onde você pode gerenciar os episódios salvos para ouvir off-line e a guia Shows é onde você pode gerenciar os podcasts que você segue e verificar os episódios anteriores. Os shows são classificados nesta seção por qualquer um que tenha os episódios mais recentes.

Enquanto isso, a guia “Música” foi atualizada para facilitar o acesso ao conteúdo que você deseja acessar. Onde antes os usuários foram apresentados a uma lista (Playlists, Estações, Músicas, Álbuns, etc.) para mergulhar, você será direcionado para a seção Playlist.

Para chegar aos artistas ou álbuns, deslize ou toque para alcançar a seção deles. Para adicionar um Artista, você ainda “segue” como antes e seus álbuns favoritos (tocando no coração) são salvos na seção “Álbuns”. Você também pode salvar todas as músicas de um álbum em sua playlist “Liked Songs” tocando no menu mais de três pontos (…) e escolhendo “Like all songs” (Como todas as músicas).

O redesign do aplicativo coloca muito menos ênfase no conteúdo de vídeo, um foco anterior para o provedor de streaming de música. Este ano, o Spotify dobrou os podcasts, acreditando na sua capacidade de transferir a publicidade de rádio para o aplicativo, oferecendo um melhor direcionamento.

Ele está vendendo seus próprios anúncios em seus podcasts originais desde meados de 2018. No entanto, as assinaturas pagas ainda respondem pela maior parte da receita da Spotify hoje — 1.385 milhões de euros contra apenas 126 milhões de euros da publicidade no primeiro trimestre, e as assinaturas estão crescendo mais rapidamente do que as publicitárias em 34% versus 24%, respectivamente.

A empresa vem aumentando os podcasts em todas as áreas, com aquisições no mercado como Gimlet, Parcast e Anchor, além de investimentos em programação original e exclusividades. Ainda ontem, o Spotify anunciou uma nova playlist personalizada que combina música e podcasts.

Além de seu foco em podcast, o o do Spotify é muito mais fácil de navegar — abordando uma preocupação que alguns tiveram com a experiência geral. A interface ocupada do Spotify é frequentemente citada por aqueles que optam pela Apple Music como uma das razões pelas quais preferem o aplicativo do concorrente. Até certo ponto, esta é uma preferência pessoal. Mas, sem dúvida, o Spotify está atrasado em relação a uma atualização, dada a mudança de atenção.

Veja a nova funcionalidade:

👻Há, antes que me esqueça

Cliqui aqui e veja também o cemitério de produtos do Google e todas a idéias pivotadas

#1Abraço

--

--